data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriela Martins Machado (Prefeitura/Divulgação)
Márcio Janner é um dos produtores que vai expor na Festa
A 6ª Festa da Uva de São Sepé começa nessa sexta-feira, às 13h30min, na Praça das Mercês, no centro da cidade. Até domingo, 15 expositores estarão vendendo uva in natura e produtos derivados como vinho, geleia e suco (dentro do lonão), além de expositores de outros segmentos, entre eles dois produtores de azeite de oliva, totalizando 25 bancas. A expectativa de produtores como Paulo Rangel, que cultiva um parreiral e produz vinho, suco e vinagre em Mato Grande, é comercializar 6 mil quilos de uva. A programação também contempla shows com artistas locais.
No caso do agricultor Paulo Rangel, trata-se de uma vida inteira em meio aos parreirais. É na localidade de Mata Grande que ele cultiva uvas, produz vinhos, sucos e vinagre. Para garantir bons resultados, o cuidado com as plantas - algumas centenárias - é constante.
- É direto roçando, cuidando as formigas", conta ele, que participa do evento desde a primeira edição. "Na festa a venda é lá em cima. O suco é o mais procurado - completa.
4º Festival de Ufologia começa neste final de semana
Também é na Mata Grande que o descendente de italianos Saulo Ferro dá sequência ao costume de seus antepassados. Em uma área de meio hectare ele cultiva uvas Isabel, Cabernet Sauvignon e Bordô, a maior parte delas comercializada in natura na principal vitrine do segmento no município. "A festa tem um bom resultado, é dinheiro garantido", comemora.
O otimismo em relação a vitivinicultura se estende à propriedade familiar de Márcio Janner, no distrito de Cerrito do Ouro. Entusiasta do empreendedorismo, ele defende que os parreirais representam uma boa renda.
Festa da Uva de São Sepé espera vender seis mil quilos de uva
- Temos que continuar acreditando e incentivando mais pessoas a irem no caminho da vitivinicultura - defende Janner, que oferecerá sua produção em forma de frutas, sucos, geleias e cucas.
A grande oportunidade de prestigiar os vitivinicultores locais está se aproximando. Por lá, além de artigos fresquinhos, haverá distribuição de água quente e erva mate, shows musicais, entre outras atrações. A programação organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se estende até o sábado, 1° de fevereiro, e é gratuita.